Os melhores artigos de gestão e marketing odontológico gratuitos de internet

Dentista entenda os 7 pecados capitais que não deixam você ter lucro

Antes de mais nada você sabe o que é ter lucro?

Lucro líquido é o nome dado para o rendimento que um consultório ou clínica gera aos seus acionistas através de suas atividades. Seu cálculo é dado pela diferença entre a receita total da empresa e o seu custo para manter suas operações. Negligenciar o lucro é viver perigosamente trabalhando muito, sem tempo de qualidade e nunca vendo a cor do dinheiro no final do mês.

Em resumo se você não tem lucro você fecha as portas e qualquer erro pode prejudicar sua margem de lucro.

Se você realmente deseja aumentar o seu lucro, deixe hoje mesmo pra trás os 7 pecados capitais que impedem você de ter lucro:


1. Nunca ter tempo para gerir o financeiro do seu consultório. “Por que investir em gestão financeira?”.Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 27% das empresas encerram suas atividades no primeiro ano. Um dos grandes problemas enfrentados é, justamente, a gestão financeira deficiente. É importante que, enquanto dentista, você pense no seu negócio como uma empresa. Para isso, você não precisa, necessariamente, ter um CNPJNão ter controle financeiro adequado que gere indicadores necessários para tomada de decisão.

2. Planejamento. O planejamento é, sem dúvidas, primordial para qualquer gestão financeira. Um consultório odontológico costuma ter muitos custos e despesas, e esses custos, principalmente os fixos, precisam ser muito bem planejados. Alguns exemplos de custos fixos são aluguéis, salários e pró-labore, mas, além desses, temos também o planejamento com gastos de manutenção de equipamentos, entre materiais e instrumentais.Supondo que você precise de um novo equipamento, como vai planejar qual é a melhor condição de comprá-lo, sem que isso diminua o seu caixa?Com um bom planejamento, todas as suas finanças categorizadas e certamente nomeadas, você poderá ter uma visão da melhor forma de pagamento a utilizar e em quanto tempo esse investimento retornará. Esse é apenas um exemplo de que, quando você aplica de forma correta o seu planejamento financeiro, você estará um passo à frente e poderá fazer previsões mais próximas da realidade.Falta de planejamento financeiro.

3. Precificação errada: Não ter conhecimentos mínimos sobre como precificar os seus serviços é um fator preponderante para impedir que seu consultório / clínica tenha lucro econômico.O famoso “CTRL C” e “CTRL V” da tabela do seu amigo, ou pior ai copiar os preços dos concorrentes é de uma ingenuidade que chega a dar lágrimas nos olhos. Calcular o preço certo do seu serviço é tão importante que deveria ser ensinado na universidade. Aliás, quantos de vocês sabem calcular o preço dos seus serviços?

4. Não estabelecer margem de lucro e dar descontos que não poderiam ser dados.
Depois de tudo o que foi dito, nada é mais importante que você saber, claramente, definir a sua margem de lucro, isto é, você precisa terem mãos o quanto você quer ganhar na venda de cada procedimento.
O empresário odontológico controla, planeja, define, estuda e analisa toda a sua área financeira, e também tem de se preocupar em definir a sua margem de lucro. Após ajustar e controlar todos os seus custos, a margem de lucro será definida de acordo com cada procedimento vendido. Essa definição é de extrema importância para basear negociações, descontos e concorrência com o mercado.
Todo empresário odontológico, após anos estudando, investindo e trabalhando na sua empresa, deseja usufruir do lucro da sua atividade para ter qualidade de vida, planejar sua aposentadoria e dar vida longa
ao seu negócio.

5. Investir em sabedoria “É muito melhor conquistar a sabedoria do que o ouro puro. É mais proveitoso obter o entendimento do que a prata mais valiosa’’. Provérbios 16:16
“Muitas pessoas a nível consciente pensam que estão fazendo todo o possível para atingir seus objetivos. Entretanto, ainda existem algumas partes do inconsciente que não acreditam que elas possam obter sucesso. Quanto mais a pessoa evita essa parte inconsciente, mais obstáculos continuarão a aparecer no seu dia a dia. Esse é o modo da mente trabalhar’.
Abundância é um estado da mente. Em resumo o dinheiro que você não ganha é pela sabedoria que ainda não tem pois se tivesse estaria aplicando. Certo?

6. KPIs de gestão financeira KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, os
indicadores de performance, fundamentais para a gestão financeira. Os KPIs são observados por meio de métricas e mostram o desempenho do seu consultório nessa área. Primeiramente, para obter métricas é necessário que você tenha todos os registros, números e dados sobre a gestão financeira do consultório. Por isso, anteriormente, falamos sobre a importância de investir em um software específico aliado a uma boa planilha. Com essas informações, você poderá analisar os KPIs. E, afinal, quais são eles?
Geração de caixa: O primeiro KPI é relacionado ao valor líquido obtido dentro de um determinado período. Essa métrica pode ser positiva ou negativa, de acordo com a situação que o seu consultório enfrenta. As informações para esse KPI só podem ser analisadas se você tiver o controle de fluxo
de caixa em dia. A fórmula para encontrar esse valor é o cálculo.
Receita líquida: Custo de produtos utilizados – Despesas operacionais e administrativas = EBIT
Em seguida, somará esse valor com a depreciação e amortização. Pronto! Agora, você tem o número da geração de caixa.
Rentabilidade: Este é um KPI que pede atenção. Em geral, é muito confundido com o conceito de lucratividade, mas a verdade é que ambos são diferentes. A rentabilidade está ligada ao quanto os seus investimentos trouxeram de retorno para a sua empresa. Para calcular, você pode seguir a fórmula:
Lucro líquido / investimento x 100 = taxa de rentabilidade
Lucratividade:Agora sim, vamos falar de lucros. O cálculo é bem semelhante ao anterior, mas com uma pequena diferença, como podemos ver: Lucro líquido / Receita bruta x 100 = taxa de lucratividade
Faturamento: Para medir o faturamento, não há segredos: basta você somar todas
as receitas, e o resultado indicará o quanto faturou.
Tíquete médio: O tíquete médio é um KPI que indica o quanto o seu consultório fatura, em média, a cada serviço prestado. Essa é uma métrica importante para auxiliar na hora de calcular a sua hora-clínica.
A gestão financeira da empresa odontológica, apesar de suas particularidades, não é diferente de outras áreas. Por esse motivo, no nosso método de trabalho, sempre reiteramos a necessidade de o profissional
da área de odontologia pensar com cabeça de empresário

7. Mindset de um Super Doutor: Deus dá a semente, mas você precisa semear. A prosperidade é algo natural. Você já viu alguma árvore produzir um número limitado de frutos? Já viu uma mangueira dar dez mangas ou apenas o sufi ciente para suprir o respectivo “dono’’ dela? Doze, talvez? Não! É lógico que isso não existe.A única árvore frutífera que pode limitar é você, porque ainda não entendeu o natural da vida, que é prosperar. Só que, para isso, você precisa produzir. A palavra problema é relativa, pois o que é problema pra você pode não ser para o seu concorrente. Uma pessoa problemática é uma pessoa improdutiva. Para sair da escassez, você precisa ativar seu modo “ação”, começar a agir e a produzir em seu consultório.

E é para te ajudar a tornar mais curta a sua caminhada em busca de melhores resultados com o marketing e com toda a gestão do negócio que eu te ofereço AULAS online e totalmente GRATUITA.

Você não vai precisar quebrar a cabeça para melhorar os resultados do consultório e conquistar o sucesso sem ser escravo do mocho. 

Nosso método é testado e aprovado por mais de 2.000 dentistas que passaram por aqui e alcançaram o sucesso!

Quer conhecer a história de sucesso de seus colegas de profissão e entender como e porque eles estão faturando muito mais do que você? Então clique no link e se inscreva para as aulas gratuita.

https://raphaeltavares.com/aulas-quarta-feira/

Tags

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes
Categorias
Redes sociais

Acesse o canal Raphael Tavares Doutor Soluções e tenha acesso ao melhor conteúdo.

Acesse o Insta @DOUTOR.SOLUCOES e mantenha-se sempre conectado.

Acesse o Blog Raphael Tavares e não perca nenhuma atualização.

AVISO: Qualquer dado financeiro presente em nosso site não deve ser considerado como um ganho comum, ganho exato ou promessa de ganho no futuro. Resultados pessoais e do negócio vão depender exclusivamente do trabalho e dedicação individual de cada um. Todas as informações dos visitantes, como nome e e-mail, são protegidas e não serão compartilhadas, divulgadas ou vendidas para terceiros. Ao se registrar neste site, o usuário cadastrado receberá outras promoções de cursos sobre marketing para doutores.

Copyright © Escola de Super Doutores. Todos os direitos reservados

Participe das Lives de aquecimento

Super Doutores 

Telegram

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram!

Preencha a ficha abaixo e converse diretamente com Raphael Tavares que vai explicar todos os detalhes