Os melhores artigos de gestão e marketing odontológico gratuitos de internet

É possível o dentista ter mais lucro trabalhando menos? Gestão do tempo na Odontologia

É bastante comum na área de odontologia os profissionais optarem por abrir seus próprios consultórios. Contudo, quando se abre a própria clínica odontológica, uma nova tarefa é atribuída a esses especialistas, e que muitos deles não avaliaram antecipadamente: a gestão do consultório odontológico. Isso porque, para uma clínica prosperar, não basta ser um bom profissional. É importante aplicar estratégias adequadas.

O fato de muitos desses dentistas não terem se especializado em administração de empresas enquanto cursavam a Faculdade de Odontologia não deve se tornar um obstáculo para que eles conduzam corretamente seu consultório. Além disso, existe a possibilidade de atualização profissional, realizando cursos como o Método Super Doutores. Vale destacar que a experiência diária também contribui, e muito, para os aperfeiçoamentos. Por isso, precisa ter tempo de aplicar, saindo do operacional e partindo para planejamento e gestão.

Gestão do tempo: o que é, produtividade e estratégias.

Tempo é dinheiro, segundo Henry Ford.
Mas, para o método Super Doutores, tempo é vida. Há como discordar?
Ainda que todos tenhamos, rigorosamente, 1.440 minutos todos os dias, é comum, no mundo do dentista, ouvir reclamações sobre a escassez de tempo face às demandas do dia a dia e, muitas vezes, sobre não ter tempo nem resultados financeiros que justifiquem a falta do tempo. Existe o que tem tempo mas não tem dinheiro, o que não tem tempo e nem dinheiro, o que não tem tempo mas tem dinheiro e, por fim, o que tem tempo e dinheiro.

Como é a sua realidade? Você tem um plano para estratégico para melhorar essa situação?
Para a maior parte dos dentistas do mundo moderno, a resposta tende a ser a mesma: existe, sim, uma restrição de tempo para dar conta de atender, estudar novas técnicas, cuidar do financeiro, cuidar do marketing, cuidar da gestão… E não para por aí, porque não envolve apenas a vida profissional.
Compromissos relacionados ao trabalho, relacionamentos, educação, família e saúde competem entre si. Dessa forma, reivindicam atenção e espaço em um fluxo aparentemente desordenado, muitas vezes obstruído por desafios relacionados aos deslocamentos, falhas de comunicação e administração de conflitos.
Ou seja, dá para fazer mais e melhor.

As pessoas que conseguem administrar os processos de forma eficiente são reconhecidas no meio em que atuam por sua produtividade.
Aqui, as chamamos de Super Doutores.
E não poderia ser diferente, já que seu desempenho individual contribui para melhores resultados coletivos.
Mas, como elas conseguem?

Existem técnicas de gestão do tempo, as quais passam por planejamento, organização e disciplina.
Também há ferramentas, e mesmo exercícios do controle consciente do tempo empregado em cada atividade.
Se você percebe que existe potencial para melhorias nos seus resultados (e sempre há) dentro e fora do trabalho, preste bastante atenção a partir daqui.
Além dos benefícios profissionais voltados à odontologia que podem ser alcançados, a correta gestão do tempo permite evoluir na qualidade de vida e nos relacionamentos pessoais.
O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo é um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência.
Como conceito, ela é muito bem definida na condução de projetos como fator determinante para a sua conclusão, junto com escopo e custo.
Uma técnica de gestão do tempo inclui um conjunto de tarefas, processos e decisões com foco na coordenação de objetivos administra- dos dentro de limitações de tempo.
Na odontologia moderna, é vista como uma ciência para identificação e custeio das atividades com foco na eliminação de desperdícios.
Na vida pessoal, não é diferente. Afinal, como dizia o genial Victor Hugo: “A vida já é curta, e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”.
O que difere quando estamos fora das empresas é que dificilmente sabemos calcular o valor do tempo. Dessa forma, o valor de um ano, um mês, uma semana, um dia, um hora, um minuto ou um segundo pode variar quando convertido em ações, ganhos, oportunidades ou renúncias que fazem parte da vida.
Contudo, é importante entender, também, que dar valor para o tempo não significa abdicar do controle da vida em detrimento do relógio.
O objetivo do gerenciamento consciente do tempo é conduzir as rotinas para produzir resultados no trabalho, mas também ter tempo livre para o descanso e momentos de descontração.
Os objetivos de cada pessoa podem ser diferentes.
Quer melhorar sua produtividade agora?
Preencha a tabela abaixo com 15 itens que você executa diariamente no consultório e que você poderia deixar de realizar:
1-
2-
3-
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-
11-
12-
13-
14-
15-
Exemplos de atividades que o dentista geralmente utiliza muito tempo mas consultório odontológico geralmente o dentista consome muito tempo fazendo:
Compras e negociação com dentais;

Relacionamento com protético;

Controle financeiro em geral, cobranças, depósito de cheques que voltaram e questões fiscais e contábeis.

Organização de materiais e preparo de materiais para procedimentos.

Nem todas as atividades do seu dia (pessoais e profissionais) são iguais em importância e relevância.
Parece óbvio, mas é neste item que a grande maioria das pessoas se perdem ao (tentarem) definir as prioridades!
Para você se organizar melhor na rotina do seu consultório
(e também da sua vida), utilize esta matriz conceito do Steven Covey – Autor do livro “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”:

Aqui está a Matriz de Prioridades com 4 estágios:

Como funciona a Matriz para a definição de prioridades:

Agora aplique a matriz acima em todos os itens da sua agenda semanal colocando o tempo exato que leva para cada atividade, profissional e pessoal. Reavalie seu planejamento e seja pelo menos 5x mais produtivo pois essa é uma das ferramentas que farão você ser 5x mais lucrativo sem se matar no mocho, Pilar número 5 do Método Super Doutores – Gestão Estratégica.

E é para te ajudar a tornar mais curta a sua caminhada em busca de melhores resultados com o marketing e com toda a gestão do negócio que eu te ofereço AULAS online e totalmente GRATUITA.

Você não vai precisar quebrar a cabeça para melhorar os resultados do consultório e conquistar o sucesso sem ser escravo do mocho.

Nosso método é testado e aprovado por mais de 2.000 dentistas que passaram por aqui e alcançaram o sucesso!

Quer conhecer a história de sucesso de seus colegas de profissão e entender como e porque eles estão faturando muito mais do que você? Então clique no link e se inscreva para as aulas gratuita.

https://raphaeltavares.com/aulas-quarta-feira/

4 respostas

  1. Nossa eu assisti o vídeo no final e a hora que pergunta se meus resultados justificam minha falta de tempo foi um tapa na cara para realmente aplicar o método de gestão do tempo. Precisava deste conteúdo viu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes
Categorias
Redes sociais

Acesse o canal Raphael Tavares Doutor Soluções e tenha acesso ao melhor conteúdo.

Acesse o Insta @DOUTOR.SOLUCOES e mantenha-se sempre conectado.

Acesse o Blog Raphael Tavares e não perca nenhuma atualização.

AVISO: Qualquer dado financeiro presente em nosso site não deve ser considerado como um ganho comum, ganho exato ou promessa de ganho no futuro. Resultados pessoais e do negócio vão depender exclusivamente do trabalho e dedicação individual de cada um. Todas as informações dos visitantes, como nome e e-mail, são protegidas e não serão compartilhadas, divulgadas ou vendidas para terceiros. Ao se registrar neste site, o usuário cadastrado receberá outras promoções de cursos sobre marketing para doutores.

Copyright © Escola de Super Doutores. Todos os direitos reservados

Participe das Lives de aquecimento

Super Doutores 

Telegram

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram!

Preencha a ficha abaixo e converse diretamente com Raphael Tavares que vai explicar todos os detalhes