Os melhores artigos de gestão e marketing odontológico gratuitos de internet

Dentista, aprenda como se tornar uma referência na sua região.

Pare de procurar por pacientes e seja procurado por eles!

DENTISTA, VOCÊ É UMA MARCA!

Hoje eu vou revelar qual a estratégia usada por grandes clínicas para conquistar a mente e o coração de seus pacientes!

Mas afinal, o que é branding?
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do serviço.

Pense durante 1 minuto em uma marca que você consome. Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças?

A função do Branding é justamente essa; despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes que serão essenciais na decisão de compra.

O número de dentistas no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos, e com isso a competitividade, demonstrar diferencial de marca passou a ser necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento.

Quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preço pode mudar: segundo uma pesquisa, 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um serviço odontológico que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição.

Como aplicar o branding no marketing digital?

Branding é um conceito que surgiu antes do Marketing Digital. Quando a internet ainda não existia, as marcas expressavam o seu posicionamento e se relacionavam com o público por meio da publicidade convencional (rádio, jornal, TV).

Como o avanço da tecnologia, hoje existem diversas formas de trabalhar branding na internet. Exemplos:

  1. Identidade Visual

São as representações visuais da sua clínica que ajudam a criar uma identidade na mente do paciente: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc. Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação.

  1. Estratégia

A estratégia faz o papel de transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o paciente se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte.

Personalidade da marca
Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem?
Tom de voz
Como é a linguagem? Descontraída? Especializada?
Canais
Onde está seu paciente ideal? Quais são as redes que ele utiliza no digital?
Conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.

SER UM BOM CONSULTÓRIO OU CLÍNICA/UMA BOA MARCA, É O NOVO BRANDING.

É importante estar atento as mudanças e principalmente, aberto a elas. Hoje, com o avanço do digital, podemos dizer que o mundo é VICA:

VOLÁTIL: tudo muda muito rápido a todo tempo;
INCERTO: não temos garantias, temos incertezas;
COMPLEXO: não é linear, está confuso e ansioso;
AMBÍGUO: temos muitas opções e os limites se dissolveram.

O novo ciclo de valor para as clínicas e consultórios está na capacidade de desaprender o que já sabem e reaprender baseado no novo paronama.
Hoje, o propósito virou o valor em si.

AS 3 ONDAS DO VICA

O grande desafio para as clínicas é se adaptar ao mundo VICA e a partir desse novo paradigma, gerar valor. Isso está acontecendo e dividido em 3 ondas:

1ª onda: marcas que têm o discurso voltado à venda, promoção, preço, reconhecimento e lucro.
2ª onda: marcas que conseguem criar conexões emocionais com as pessoas e suas histórias, que são relevantes e geram valor.
3ª onda: marcas SUPER DOUTORES, que trabalham com a ideia da criação de um ecossistema de valor com um propósito e pessoas engajadas nele.

E é justamente na terceira onda que estão as clínicas que mais alcançaram valor com a gestão da marca nos últimos anos. Se você não está nela, talvez seja a hora de fazer um reposicionamento de marca.

Um exemplo de marca VICA é a clínica Viotto.
O próposito claro de transformar o seu sorriso com um método referência no Brasil e com destaque mundial. Quem não quer ter um sorriso By Viotto?

Entregar o que promete é branding!

Uma boa estratégia de branding só sobrevive se a clínica entregar o que promete. Não é promessa publicitária, mas sim um relacionamento completo com o paciente.

Na era das redes sociais, as recomendações de amigos têm um papel fundamental na decisão de compra. O velho boca a boca é amplificado para milhares de pessoas.

E o rebranding, do que se trata?
Se branding, como falamos até agora, é um conjunto de ações que visa criar um universo sobre a marca, então, o que seria o rebranding? O rebranding tem uma função bem clara: apresentar um novo posicionamento da sua empresa no mercado.

Vale reforçar que marca não é só o logotipo, então ações de rebranding podem envolver diversos fatores, como: mudança de nome, evolução ou revolução do logotipo e mudança de visão ou objetivos da clínica. Dessa forma, o processo de rebranding envolve muita estratégia e atenção, então é preciso saber quando é o momento ideal para realizá-lo.

Você não precisa esperar ter 10, 15 ou 20 anos de mercado para fazer um rebranding. Afinal, esse processo nada tem a ver com tempo de mercado, mas sim com estratégia de negócios. Por isso, olhar para dentro da sua empresa e entender qual é o momento que ela está vivendo é essencial.

Algumas situações que podem ser um norte para quem está pensando em passar por um processo de rebranding:

  1. Quando o posicionamento atual não condiz com a nova visão da empresa
  2. Quando há risco iminente de falência
  3. Quando passa por uma crise de imagem
  4. Quando deseja mudar o público-alvo ou nicho

E é para te ajudar a tornar mais curta a sua caminhada em busca de melhores resultados com o marketing e com toda a gestão do negócio que eu te ofereço AULAS online e totalmente GRATUITA.

Você não vai precisar quebrar a cabeça para melhorar os resultados do consultório e conquistar o sucesso sem ser escravo do mocho.

Nosso método é testado e aprovado por mais de 2.000 dentistas que passaram por aqui e alcançaram o sucesso!

Quer conhecer a história de sucesso de seus colegas de profissão e entender como e porque eles estão faturando muito mais do que você? Então clique no link e se inscreva para as aulas gratuita.

https://raphaeltavares.com/aulas-quarta-feira/

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes
Categorias
Redes sociais

Acesse o canal Raphael Tavares Doutor Soluções e tenha acesso ao melhor conteúdo.

Acesse o Insta @DOUTOR.SOLUCOES e mantenha-se sempre conectado.

Acesse o Blog Raphael Tavares e não perca nenhuma atualização.

AVISO: Qualquer dado financeiro presente em nosso site não deve ser considerado como um ganho comum, ganho exato ou promessa de ganho no futuro. Resultados pessoais e do negócio vão depender exclusivamente do trabalho e dedicação individual de cada um. Todas as informações dos visitantes, como nome e e-mail, são protegidas e não serão compartilhadas, divulgadas ou vendidas para terceiros. Ao se registrar neste site, o usuário cadastrado receberá outras promoções de cursos sobre marketing para doutores.

Copyright © Escola de Super Doutores. Todos os direitos reservados

Participe das Lives de aquecimento

Super Doutores 

Telegram

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram!

Preencha a ficha abaixo e converse diretamente com Raphael Tavares que vai explicar todos os detalhes