![](https://raphaeltavares.com/wp-content/uploads/2023/03/livro-2-1-1024x576.jpg)
Se você tem mais de 10 anos na odontologia, lembre que captar pacientes era uma tarefa bem mais fácil, pois havia baixa competitividade e bastava ter uma especialidade que o tornasse praticamente o único da região. Esses são bons tempos que não irão voltar. Daqui para frente, é preciso promover seu serviço, pois há centenas de outros profissionais tão qualificados quanto você.
O mais interessante e comum é que os profissionais de maior sucesso nem têm tantos diplomas assim, pois dedicaram boa parte do seu tempo em conhecimento de marketing, tornando-se grandes nomes nacionais. Enquanto isso, o dentista comum acredita em cursar mais uma pós-graduação e postar seu diploma, com a intenção de captar mais pacientes.
Sou super a favor do conhecimento técnico na área, mas não dedicar-se ao marketing odontológico é uma sentença de estagnação no mercado atual. Dentro de pouco tempo, vão existir dois tipos de dentistas: os que aplicam marketing odontológico com excelência e os que trabalham para eles. Quem você quer ser na odontologia deste futuro próximo?
Mais do que uma área de atuação tradicional no mercado de trabalho, a odontologia nacional é referência no mundo. Em 2010, os dentistas brasileiros somavam 219.575 profissionais. Em 11 anos, esse número cresceu 46,6%. Hoje, são mais de 330 mil dentistas formados no país, além de quase 210 mil auxiliares e técnicos de prótese dentária e saúde bucal. Os dados são do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
![](https://raphaeltavares.com/wp-content/uploads/2023/03/Livro-5-1-1-724x1024.png)
A quantidade de especialistas é apenas um dos indicadores que representam o protagonismo brasileiro no setor. A qualidade de ensino é outro fator importante nessa equação. De 2015 a 2019, o número de instituições no país que ofertam a graduação em Odontologia cresceu 87%, passando de 220 para 412 faculdades, também segundo informações do CFO.
![](https://raphaeltavares.com/wp-content/uploads/2023/03/e09881ae3128b7c6c7d1fb2ec12f437b-gpMedium-1.jpg)
Agora depois de ter acessos a todas essas informações faça uma reflexão sobre qual será o seu próximo passo, iniciar uma nova especialização ou assumir as rédeas e o controle da gestão do seu negócio?
Afinal de contas, sabemos que daqui a alguns meses uma nova turma de dentistas estará no mercado e você precisará decidir quem será você na Odontologia do futuro
O dentista “escravo do mocho” que trabalha 12 horas por dia, 6 vezes na semana e ainda assim não consegue obter lucro ou o dentista empreendedor, que tem conhecimento sobre marketing, tráfego pago (anúncios on-line), gestão estratégica, blindagem jurídica, gestão financeira, treinamento de equipe e assim consegue alcançar uma “Odontologia humanizada e cinco vezes mais lucrativa” ?
Lembre-se que você é o único responsável pelo seu sucesso, se isso não fizer você tomar uma atitude e fazer o que deve ser feito, eu não sei o que vai.
E é para te ajudar a tornar mais curta a sua caminhada em busca de melhores resultados com o marketing e com toda a gestão do negócio que eu te ofereço uma análise situacional totalmente GRATUITA.para saber em qual esfera você se encontra e o que fazer para ir além.
Clique no link abaixo, preencha o formulário e minha equipe entrará em contato para agendar o seu atendimento.
https://forms.gle/SJx9gd1K4jAgb83UA